25 de jun. de 2014

Como saber se é a hora certa de noivar e casar?

           
Imagem: weheartit

        Olá noivinhas, tudo bem?! Espero que sim. O post de hoje vai falar sobre um passo muito importante na vida de um casal, como saber se é a hora certa de noivar e casar? Sei que algumas já noivaram e outras estão nos preparativos para esse momento especial. Uma coisa de cada vez, certo?

Decidi falar sobre essa questão, pois participando de alguns grupos de preparativos para festas de noivado e casamento me deparei várias vezes com os questionamentos de algumas meninas se já estava na hora delas noivarem ou não.
       Quero começar dizendo que o que vou escrever é a minha opinião fruto do meu empirismo, ou seja, das minhas experiências adquiridas com o tempo e com o observar de alguns casais e refletir bastante sobre o assunto, então, não vou me meter a dizer que estou certa, mas são hipóteses a se levantar.
A decisão de noivar não é uma brincadeira, quanto menos casar. Não existe uma regra para definir qual o tempo certo ou não desse momento acontecer, é algo que deve vir do coração do casal e principalmente da razão. Sim! Razão. Amor é muito mais do que "pensar" com o coração, é muito mais do que emoção e sentimentalismo, na verdade onde isso impera veremos várias dores de cabeça com o tempo. Deve haver um equilíbrio entre coração e mente. Casar não é brincar de casinha. E o noivado é um preparatório, um caminho mais curto para se chegar nessa etapa.
        Sinceramente fico assustada com alguns casais que mal se conhecem e já estão noivando e casando, assim de um dia para o outro. Acredito e conheço casais que agiram dessa forma e estão dando certo até hoje, mas é um risco a correr. Não que aqueles que namoram muitos anos não corram, mas ao menos já se conhecem melhor, já sabem o que o outro gosta ou não, conhece parte do caráter, etc.
Digo isso porque tenho 3 anos de namoro e vou noivar agora em agosto e percebo que com o tempo várias coisas mudam. Nosso relacionamento hoje é bem diferente de por exemplo no primeiro ano de namoro. No começo tudo tende a ser lindo, tudo são flores, tudo é cor de rosa e acabamos não vendo certos pontos negativos que o outro tem e quando chega na hora de casar, na rotina do dia-a-dia alguns não aguentam e de repente se separam. Óbvio que toda regra tem sua exceção, mas é algo que temos que pensar muito bem.
         Você tem que olhar para o outro e ter a plena certeza com o coração e a razão que é ele (a) que queres passar o resto da vida, que vai te acompanhar, que vai ser fiel e todas as outras qualidades que você acha que uma pessoa tem que ter para poder viver diariamente contigo. Quando perceber tudo isso com o par coração e razão, aí sim, noive para casar e ser feliz.

Imagem: weheartit

        Depois dessa etapa vem os preparativos para  casamento. Casar quando? 
Penso que quando os dois estiverem com condições para essa responsabilidade. Muitas pessoas casam sem nada achando que amor enche a barriga, paga contas, etc. Meninas, vejam as pesquisas, um dos maiores motivos de separação conjugal no mundo é o bolso (http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/01/1392860-dinheiro-e-o-2-maior-motivo-de-separacao-no-mundo-diz-livro.shtml).
        Acredito que todas nós queremos um casamento saudável, e quem casa quer casa, não é verdade? Casar sem ter um local para morar ou ao menos poder alugar uma casa ou apartamento é complicado. Não dá para viver de hóspede na casa de parentes, até mesmo morar perto pode ser problemático e cada um sabe a família que tem. O casamento é algo sério, apesar de hoje estar banalizado, não é só amor, é responsabilidade também. Estudem, trabalhem, sejam independentes financeiramente para construir junto com o cônjuge uma verdadeira vida a dois. E se case com a certeza de que é isso que os dois querem para a vida. Ponha tudo na balança e veja se é algo que vale a pena. 

Espero que tenham gostado do post de hoje e não esqueçam de comentar e enviar um e-mail para: inspirandonoivas@bol.com.br
com sua história de amor, fotos, sugestões, etc.



Nenhum comentário: